FREGUESIA DE CHAVÃES - TABUAÇO  


----------------------------
----------------------------








HERÁLDICA DA FREGUESIA

 


Brasão: escudo de prata, dois pinheiros resineiros arrancados de verde, alinhados em faixa, frutados de vermelho, sangrando de ouro para potes de vermelho; em chefe, coroa aberta de azul, guarnecida de ouro e, em campanha, coelho de negro, realçado de prata, animado de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «CHAVÃES».

Bandeira: esquartejada de verde e branco. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Chavães - Tabuaço”.


Parecer emitido a 06 de Maio de 2004 pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e que foi estabelecido, nos termos da Lei nº 53/91, de 7 de Agosto, publicado no Diário da Republica III Série, nº 171 de 24 de Julho de 2004. Os Símbolos Heráldicos da Freguesia encontram-se registados na Direcção Geral das Autarquias Locais com o nº. 192/2004 de 19 de Agosto de 2004.

 


DESCRIÇÃO DE SIMBOLOGIA


Coroa Real - Representa D. Afonso III que confirmou o foral dado à povoação de Chavães pelos seus possessores, a estirpe dos "de Azevedo".

Pinheiros Resineiros - Representam o pinhal de Chavães, fonte de matéria prima para uma importante actividade económica praticada na freguesia: a exploração florestal.

Coelho - Representa a zona de caça de Chavães, onde abunda o coelho, a perdiz e a lebre.




Brasão



Bandeira



Selo


Home :: Contactos :: Acesso de Editores :: Direitos Reservados