FREGUESIA DE ALCAIDE - FUNDÃO  


----------------------------
----------------------------








ALGUMAS PERSONALIDADES / FAMÍLIAS ILUSTRES DA NOSSA FREGUESIA

 

- JOAQUIM GIL PINHEIRO

Nasceu no Alcaide em 1855. Emigrou para o Brasil em 1878, onde angariou uma fortuna notável, como apicultor e fabricante de velas.
A este benfeitor ficou a dever-se a exploração e canalização de água para o abastecimento da população, bem como a construção dos chafarizes da praça, onde se encontra uma escultura com o seu busto, o tanque dos burros para os animais se dessedentarem e o chafariz do Adro da Igreja. Morreu em Coimbra em 1926. Os seus restos mortais encontram-se num jazigo, na cidade de São Paulo, no Brasil.


- JOÃO FERREIRA FRANCO PINTO CASTELO BRANCO

Natural do Alcaide, nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1855.
Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Foi um dos políticos dominantes da fase da Monarquia Constitucional Portuguesa.
Ocupou vários cargos na Magistratura Judicial, nas Alfândegas e no Tribunal Fiscal e Aduaneiro. Foi Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros no reinado do Rei D. Carlos.
A 31 de Agosto de 1969, o nome da Rua onde nasceu (Rua da Torre) passou a denominar-se, Rua Conselheiro João Franco.


- ENG.º FRANCISCO PINTO DA CUNHA LEAL

Francisco Pinto da Cunha Leal, filho de Maria da Piedade de Carvalho e de José Pinto da Cunha, nasceu em Pedrógão de São Pedro, Concelho de Penamacor a 22 de Agosto de 1888. Vem para o Alcaide em criança onde conclui o ensino primário e inicia os estudos liceais em Castelo Branco, concluindo-os em Lisboa. Cunha Leal foi ao longo da sua vida pública, Militar, Deputado, Presidente do Conselho de Ministros de um dos Governos da Primeira República Portuguesa, Ministro das Finanças e Reitor da Universidade de Coimbra. Exilado por várias vezes, foi um dos mais notáveis opositores do Estado Novo e da política de Salazar e um dos primeiros proponentes de uma solução política de autodeterminação para o antigo Império Colonial Português. Faleceu em Lisboa, a 26 de Abril de 1970. Os seus restos mortais encontram-se no Jazigo de família, nesta freguesia, terra da Serra da Gardunha que considerava ser a sua “Pátria Chica”.


- D. FERNANDO DE ALMEIDA

Médico Arqueólogo, nasceu no Fundão a 28 de Novembro de 1903. Filho de Fernando de Almeida e Silva, médico no Fundão, e de Maria do Carmo Figueiredo Falcão de Almeida, natural de Alcaide.
Concluiu o curso de medicina em 1927, especializando-se em obstetrícia e ginecologia. Não se sentindo completamente realizado a exercer medicina, matriculou-se nos anos 50, no curso de Arqueologia na Universidade de Letras de Lisboa. Foi nesse meio que D. Fernando de Almeida finalmente se afirmou, tornando-se o mais alto vulto da arqueologia nacional. Regressava muitas vezes à aldeia de Alcaide, onde possuía uma das maiores casas agrícolas da região. Faleceu em Lisboa a 29 de Janeiro de 1979, sendo trasladado para o cemitério do Alcaide a 9 de Junho do mesmo ano.

 

- FAMÍLIA ARROJADO MENDES LEAL

Família abastada com várias propriedades agrícolas na região. Este facto contribuíu em grande parte para a criação de muitos postos de trabalho, de onde provinha o único sustento de muitas famílias.
Desde muito cedo, ainda em meados de 1800, surgiu neste seio familiar uma grande preocupação com a formação académica dos seus descendentes, razão pela qual lhes foram proporcionados cursos superiores, não excluindo a parte feminina.


- ALBERTO CARLOS DA COSTA FALCÃO (VISCONDE)

Primeiro e único Visconde do Alcaide, nasceu em 1869, e faleceu a 5 de Maio de 1939. Filho de João Carlos da Costa Falcão Castelo Branco e de Maria Delfina Figueiredo Frazão, era tio materno de D. Fernando de Almeida.
Além de se ter formado em Agronomia, era também amante de fotografia, paixão que partilhava com o seu amigo, Eça de Queirós. Recebeu o título de Visconde por Decreto de 3 de Fevereiro de 1902, atribuído pelo Rei D. Carlos I.
Após a sua morte, já em plena República, tornou-se pretendente ao título de Visconde, o seu sobrinho João Carlos da Costa Falcão Franco Frazão.




Joaquim Gil Pinheiro



João Franco



Eng.º Cunha Leal



D. Fernando de Almeida



Alberto Carlos da Costa Falcão (1.º Visconde do Alcaide)


Home :: Contactos :: Acesso de Editores :: Direitos Reservados